PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Pistorius pede desculpas a Fonteles por acusação sobre suas próteses

09:02 | 03/09/2012

LONDRES, 3 Set 2012 (AFP) - O atleta sul-africano Oscar Pistorius, que ficou com a medalha de prata nos 200 metros (T44) nos Jogos Paralímpicos ao ser superado pelo brasileiro Alan Fonteles no domingo, pediu desculpas nesta segunda-feira por suas declarações depois da prova, quando criticou as próteses dos adversários.

"Acredito que existe um problema, mas reconheço que abrir este debate logo depois da prova foi inapropriado", afirma Pistorius em um comunicado.

"Não desejo nunca arruinar o momento no qual um atleta triunfa e peço desculpas pelo momento que escolhi para fazer as declarações", completa a nota.

Pistorius fez uma referência direta ao brasileiro, medalhista de ouro.

"Era o momento de Alan e quero insistir no respeito que tenho por ele. Sou um atleta paralímpico orgulhoso e acredito na igualdade no esporte", destacou.

No domingo, nos Jogos Paralímpicos de Londres, Alan Fonteles surpreendeu ao vencer a prova dos 200 metros na classe T44 e superar Pistorius, que também disputou os Jogos Olímpicos. O sul-africano denunciou em uma entrevista após a prova as próteses utilizadas pelos adversários, muito longas na opinião dele, e criticou as entidades paralímpicas por permitir o uso das mesmas.

"Não quero tirar o mérito de Alan, é um grande atleta, mas as próteses dele ficaram mais longas nos últimos meses", comentou Pistorius depois da corrida.

"Vocês viram como ele voltou de longe. A corrida não foi justa, fiz o meu melhor. O Comitê Paralímpico não quis escutar minhas observações e não posso fazer nada contra atletas que ficam mais altos ao correr com próteses incrivelmente longas", completou o sul-africano.

Alan Fonteles, de 20 anos, que teve as duas pernas amputadas com apenas 21 dias de vida, ainda terá outros dois duelos com Pistorius em Londres, nas provas dos 100 m e 400 m da classe T44.

Depois da corrida, Pistorius pediu reunião com representantes do Comitê Paralímpico Internacional (CIP) para debater a questão, informou o próprio CIP em um comunicado nesta segunda-feira.

"Aceitamos a reunião, que acontecerá longe da emoção do estádio", afirmou o diretor de comunicação do Comitê, Craig Spence, sem antecipar a data.

"Fico feliz pela oportunidade de falar com o CIP", reagiu o atleta sul-africano.

O CIP recordou que todos os atletas que participaram da final dos 200 metros masculino na classe T44 foram "controlados" antes da competição e que "todos respeitavam o regulamento" do Comitê a respeito das próteses.

TAGS