PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Kirchner ratifica taxa cambial administrada e restrição a importações

06:51 | 04/09/2012

BUENOS AIRES, 4 Set 2012 (AFP) - A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, ratificou a taxa de câmbio e a restrição às importações, em um discurso pelo Dia da Indústria na noite de segunda-feira, depois que a União Industrial Argentina (UIA) pediu a agilização na importação de insumos fabris.

Kirchner afirmou que as travas às importações "protegem o trabalho e a indústria nacional".

"A flutuação administrada aplicada desde 2003 tem nos permitido o crescimento econômico, a um ritmo médio desde então de quase 9% anual, mas com um rendimento em 2009 de apenas 0,9% pelo impacto da crise mundial", disse a presidente.

Também afirmou que permitiu ao país "seguir substituindo importações e retomar industrialização.

A Argentina aprofundou desde 2011 um estoque cambiário (controle do mercado de câmbios) que restringiu a níveis nunca vistos no país o manejo de divisas em mãos privadas e travou importações a fim de dispor de mais fundos para pagar compromissos da dívida de até 12 bilhões de dólares este ano.

O torniquete cambial foi aplicado tão fortemente que danificou inclusive as compras indispensáveis do setor fabril, uma das locomotoras do crescimento médio da economia, com 8% anual desde 2003, segundo estatísticas oficiais.

As indústrias automotivas e da construção, entre outras, consolidaram o modelo econômico kirchnerista, mas a crise mundial fez estragos e a produção desacelerou.

"Entre janeiro e julho, a indústria expõe uma diminuição de 1,2%, comparando com o mesmo período de 2011", disse em seu último relatório o Instituto de Estatística e Censos (INDEC).

No discurso, Kirchner citou a situação mundial e advertiu que "estamos em uma ponte sobre águas turbulentas".

A União Industrial, a maior patronal da Argentina, pediu a presidente Cristina Kirchner pela agilização na importação de insumos fabris, que tem sido travada por severos controles cambiais, ao mesmo tempo em que reafirmaram seu apoio à política protecionista da indústria local.

"Pedimos que a importação de insumos seja autorizada mais rapidamente para não afetar a produção local", disse à rádio El Mundo o vice-presidente da UIA, Juan Carlos Sacco.

Kirchner tem freado importações para manter o superávit da balança comercial em cerca de 10 bilhões de dólares e as reservas monetárias acima dos 45 bilhões, o que tem gerado duras críticas de Estados Unidos, Japão e União Europeia.

"Este governo tem demonstrado ser industrialista. A limitação aos importados melhorou muito, mas nós gostaríamos de ter mais agilidade nos trâmites para não perdermos competitividade", disse Sacco, cuja organização reúne mais de 1.000 entidades.

TAGS