PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Coreia do Sul proíbe livro do marquês de Sade

08:00 | 19/09/2012

SEUL, 19 Set 2012 (AFP) - A Coreia do Sul proibiu por "obscenidade extrema" a publicação de um romance erótico escrito pelo marquês de Sade no século XVIII.
A Comissão Coreana de Ética Editorial ordenou que uma editora local retire das livrarias e destrua todos os exemplares de "120 Dias de Sodoma".

A versão coreana do livro, que relata minuciosamente as orgias sexuais de quatro aristocratas franceses libertinos que estupram, torturam e matam suas jovens vítimas, foi lançada no mês passado.

"Boa parte do livro é extremamente obscena e cruel, com atos de sadismo, incesto, zoofilia e necrofilia", afirmou Jang Tag Hwan, integrante da comissão.

Ele explicou que a descrição detalhada de atos sexuais com menores foi um fator importante na decisão de considerar como "nociva" a publicação do livro.

A editora Dongsuh Press anunciou que vai recorrer da decisão.

"Há muitos livros pornográficos por todas as partes. Não posso compreender o motivo deste livro, objeto de estudos acadêmicos por psiquiatras e críticos literários, receber um tratamento diferente", disse Lee Yoong, diretor da editora.

TAGS