PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Confrontos entre mineiros deixam um morto em La Paz

10:15 | 19/09/2012

Cerca de 30.000 mineiros de cooperativas privadas vindos de toda a Bolívia participaram de um protesto em La Paz na terça-feira, causando pânico com uma detonação de dinamite e confrontos com grupos de mineiros estatais que deixaram um morto e nove feridos, informou um funcionário do governo.

O vice-ministro do Interior boliviano, Jorge Pérez, disse que um dos mineiros morreu durante os enfrentamentos ao ser atingido por uma explosão de dinamite.
"Um irmão mineiro morreu. Lamentavelmente, um irmão boliviano perdeu a vida por causa de um confronto, da intransigência, das posturas polarizadas", disse Pérez.

O vice-ministro pediu o fim da violência e convocou os grupos para uma reunião na quarta-feira com o governo "para buscar uma solução pacífica, conciliada e dialogada para esta crise".

Com uma enorme marcha em direção à capital boliviana, os trabalhadores de cooperativas exigiram que o governo cumpra um acordo de exploração parcial da rica mina de estanho Colquiri, 250 km ao sul de La Paz, medida que enfrenta a oposição dos mineiros estatais.

Durante as manifestações, um grupo de cooperativistas chegou a jogar uma dinamite na sede sindical dos mineiros do Estado, informou o chefe da polícia regional, coronel Rosalío Alvarez.

Ambos os grupos de trabalhadores disputam o controle da mina desde que esta foi expropriada pelo governo em junho de uma filial local da empresa suíça Glencore.

 

AFP

TAGS