PUBLICIDADE
Notícias

Afeganistão comemora indiciamento de 2 marines que urinaram em cadáveres

10:57 | 25/09/2012

CABUL, 25 Set 2012 (AFP) -O Afeganistão comemorou a decisão dos Estados Unidos de acusar dois fuzileiros navais americanos suspeitos de urinar sobre os corpos de três afegãos.

"Saudamos a decisão americana de julgar esses dois fuzileiros navais", disse o general Zahir Azimi, porta-voz do ministério afegão da Defesa.

As imagens dos soldados urinando sobre os cadáveres circulou por todo o mundo e causou um escândalo internacional.

As acusações contra os sargentos Joseph Chamblin e Edward Deptola foram formalizadas um mês depois de três outros soldados serem punidos administrativamente por seu papel no incidente de 27 de julho de 2011 na província de Helmand, no sul do Afeganistão.

Um vídeo divulgado na internet em janeiro mostra quatro soldados americanos urinando em três corpos ensanguentados, enquanto um dos soldados, aparentemente sem saber que estava sendo filmado, diz: "Tenha um bom dia, amigo!", referindo-se a um dos mortos.

O Pentágono disse que as acusações contra os sargentos são referentes a "violações do Código da Justiça Militar por responsabilidade em urinar em combatentes talibãs mortos e por posar para fotos não oficiais com vítimas humanas".

O anúncio dos indiciamentos pela justiça militar, um mês depois das sanções administrativas aplicadas aos três outros envolvidos, ocorre no momento em que o mundo muçulmano foi abalado há dez dias por uma filme que denigre Islã produzido nos Estados Unidos.

TAGS