PUBLICIDADE
Notícias

Terremoto no Irã deixa 50 mortos e 400 feridos

13:38 | 11/08/2012
Teerã, 11/08/2012 - Pelo menos 50 pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas em dois fortes terremotos que atingiram o noroeste do Irã neste sábado, disse o diretor de serviços emergenciais do país, Gholamreza Masoumi, à agência local de notícias Isna, citada pela Dow Jones. Os tremores ocorreram próximo a cidade de Tabriz, onde vivem 1,5 milhão de pessoas.

Dois fortes tremores de terra atingiram o noroeste do Irã em um rápido intervalo, cortando comunicações e provocando pânico entre as pessoas.

Os abalos ocorreram próximos a Tabriz, residência de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, e atingiram 6,0 e 6,2 graus, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de Teerã. O Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos, que monitora terremotos em escala mundial, classificou os tremores em 6,4 e 6,3 graus, respectivamente.

"Nosso acesso às vilas foi cortado e apenas podemos fazer contato por rádio", disse o diretor da Organização de Resgate da organização humanitária Sociedade do Crescente Vermelho, Mahmoud Mozaffar.

O porta-voz do Crescente Vermelho no Irã, Pouya Hajian, disse que os centros urbanos perto de Tabriz foram "danificados".

O Centro de Sismologia da universidade disse que o epicentro do terremoto ficou a 60 quilômetros de Tabriz, perto da cidade de Ahar. O segundo abalo, e de maior impacto, ocorreu minutos depois no mesmo local. Ambos aconteceram a uma profundidade de 10 quilômetros. Uma série de abalos posteriores ocorreu, segundo o centro. As informações são da Dow Jones. (Nalu Fernandes - nalu.fernandes@estadao.com)

TAGS