PUBLICIDADE
Notícias

Obama destacará política de segurança nacional na convenção democrata

17:17 | 29/08/2012

WASHINGTON, 29 Ago 2012 (AFP) - O Partido Democrata destacará o balanço, a seu ver positivo, da política de segurança nacional realizada por Barack Obama, durante a sua convenção da próxima semana, anunciou nesta quarta-feira a equipe de campanha do atual mandatário.

No encontro, que será realizado de terça a quinta-feira em Charlotte (Carolina do Norte, sudeste), os democratas mencionarão "o sólido balanço do presidente Obama em matéria de segurança nacional e (no tema) dos veteranos de guerra", disse Adam Fetcher, porta-voz do comitê de campanha do chefe de Estado.

O porta-voz mencionou o fato de o governo "ter colocado um ponto final à guerra no Iraque de forma responsável, de ter concentrado (os) esforços (do país) na Al-Qaeda, dizimando suas lideranças, e de ter se preocupado com (os) soldados, homens e mulheres, em sua volta" do campo de batalha.

Esses temas serão destacados "durante toda a semana da convenção" e, em particular, durante a sua noite de encerramento, na quinta-feira, durante o discurso de John Kerry, disse Fletcher.

Veterano da guerra do Vietnã, várias vezes condecorado e candidato à presidência em

2004, quando foi derrotado por George W. Bush, Kerry preside atualmente a Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Kerry é também mencionado como um eventual sucessor de Hillary Clinton à frente do Departamento de Estado em caso de vitória de Obama no dia 6 de novembro. A atual titular do cargo já deixou claro que não será mais a chefe da diplomacia americana depois do atual mandato presidencial.

Em seus discursos de campanha, Obama nunca deixa de destacar que foi em sua administração que foi realizada a operação que terminou com a morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, no Paquistão, em maio de 2011.

Também ressalta que cumpriu sua promessa de retirar os soldados americanos do Iraque no final de 2011 e que no Afeganistão está em andamento uma "transição" para a transferência de responsabilidades para as forças locais antes de 2014.

Com essas afirmações, o atual presidente tenta neutralizar as acusações de fraqueza em matéria de segurança nacional que os republicanos fazem tradicionalmente contra os democratas. Em 2004, Kerry foi atingido por uma campanha desse tipo feita pela equipe de Bush.

TAGS