PUBLICIDADE
Notícias

Lakhdar Brahimi nomeado emissário internacional para a Síria

O mediador anterior, Kofi Annan, renunciou à missão na Síria em 2 de agosto passado, por estimar que as grandes potências do Conselho de Segurança não lhe deram o apoio suficiente

13:49 | 17/08/2012
NULL
NULL

NOVA YORK, EUA, 17 Ago 2012 (AFP) - O ex-ministro das Relações Exteriores da Argélia, Lakhdar Brahimi, 78 anos, sucederá Kofi Annan como mediador internacional para a Síria, confirmou a ONU nesta sexta-feira, 17.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu um apoio internacional "forte, claro e unificado" para Brahimi, ao anunciar sua nomeação em um comunicado.
Brahimi anteriormente pediu o apoio formal do Conselho de Segurança antes de aceitar a missão.

O mediador anterior, Kofi Annan, renunciou à missão na Síria em 2 de agosto passado, por estimar que as grandes potências do Conselho de Segurança não lhe deram o apoio suficiente. O cargo será entregue no próximo dia 31.

O governo sírio já deu seu aval a Brahimi, 78 anos, revelou nesta terça-feira Ahmad Fawzi, porta-voz de Annan.

"Brahimi quer um compromisso por parte do Conselho de Segurança", disse outro diplomata. "Ele considera isto crucial para ter alguma possibilidade de sucesso" como enviado à Síria.

China e Rússia, aliados do regime sírio, já vetaram três resoluções do Conselho de Segurança visando pressionar o presidente Bashar al Assad a deter sua repressão.

Annan se queixou repetidamente das divisões no Conselho de Segurança e Brahimi disse na sexta-feira passada que a organização e os vizinhos da Síria "devem se unir para garantir uma transição política o mais cedo possível".

TAGS