PUBLICIDADE
Notícias

Justiça ucraniana decide manter Tymoshenko na prisão

13:33 | 29/08/2012
A mais alta instância da justiça ucraniana manteve o veredicto de culpada para a ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, que está na cadeia por acusações de abuso de poder. Ela foi condenada a sete anos de prisão em outubro de 2011, mas seus simpatizantes dizem que o julgamento foi uma tentativa de seu rival Viktor Yanukovich, o atual presidente, de mantê-la longe das próximas eleições.

Tymoshenko foi uma das arquitetas da revolução que promoveu a democracia na Ucrânia em 2004 e ficou em segundo lugar na eleição presidencial de 2010. Ela foi sentenciada por exceder seus poderes durante a negociação de um contrato de gás com a Rússia quando era primeira-ministra.

O apoio a Tymoshenko continua forte no país, onde manifestações contra sua prisão são frequentes. Seus advogados estão apelando contra a decisão no Tribunal Europeu de Direitos Humanos. "Processo criminal por causa de uma decisão política dificilmente pode ser chamado de Estado de Direito", afirmou o analista político Mykhailo Pogrebinsky, de Kiev. AS informações são da Associated Press.

TAGS