PUBLICIDADE
Notícias

Israel testa sistema de alerta SMS em meio a rumores sobre ataque do Irã

Os SMS, enviados em hebraico, árabe, inglês e russo, visam a preparar a população para disparos de mísseis ou de foguetes por parte do Irã ou do Hezbollah libanês

16:00 | 16/08/2012

JERUSALÉM, 16 Ago 2012 (AFP) - Israel concluiu nesta quinta-feira, 16, os testes de um sistema de alerta por SMS para prevenir a população civil em caso de ataque com mísseis.

O exercício, lançado no domingo com uma duração de cinco dias, consistiu em testar a recepção de mensagens de alerta nos celulares dos habitantes de Jerusalém e de outras grandes cidades do país.

Os SMS, enviados em hebraico, árabe, inglês e russo, visam a preparar a população para disparos de mísseis ou de foguetes por parte do Irã ou do Hezbollah libanês em represália a um eventual ataque israelense contra Israel, acusado por Tel Aviv de querer dotar-se de arma nuclear.

A mensagem enviada foi a seguinte: "Comando de defesa passiva, teste do sistema de alerta móvel".

Por outro lado, a Knesset (Parlamento) reiterou nesta quinta-feira, por 41 votos a 26, a nomeação na terça-feira de Avi Dichter, considerado partidário da linha dura no caso iraniano, para chefia da Defesa Passiva, um ministério crucial em caso de guerra.

Nesta quinta, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que Israel é uma "excrescência" artificial no Oriente Médio e que "vai desaparecer".

Em um evento contra os judeus, a cerimônia do Dia de Al-Quds (Jerusalém em árabe), que teve início em 1979 após a fundação da República Islâmica, Khamenei falou que a "estrela da esperança" que brilhou no Irã, durante sua Revolução Islâmica, e na guerra de 1980-1988, com o Iraque, "também irá brilhar pelos palestinos e sua terra islâmica será devolvida definitivamente à nação palestina".

Ele atacou Israel ao afirmar: "Esta artificial e falsa excrescência sionista vai desaparecer do mapa".

TAGS