PUBLICIDADE
Notícias

EUA e Coreia do Sul iniciam exercício militar anual

01:35 | 20/08/2012
Militares da Coreia do Sul e dos Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira um exercício anual conjunto para testar as defesas contra a Coreia do Norte, em ato denunciado por Pyongyang como um ensaio para a guerra. Mais de 30 mil soldados norte-americanos baseados na Coreia do Sul e cerca de 3 mil vindos de outras bases participam do exercício conhecido como "Ulchi Freedom Guardian", que termina no dia 31 de agosto, informaram as forças dos EUA, em comunicado.

O Ministério da Defesa de Seul não disse quantos soldados sul-coreanos tomam parte do exercício, mas a agência de notícias Yonhap afirma que são 56 mil. O treinamento não inclui ações em campo, mas utilizada exercícios simulados em computadores. As forças americanas e sul-coreanas insistem em dizer que o exercício é defensivo, enquanto a Coreia do Norte chamou a manobra de "um ato perigoso para acender uma nova guerra."

Na véspera do exercício, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Eun, visitou uma unidade de artilharia que realizou, em 2010, um bombardeio em ilha sul-coreana localizada numa área fronteiriça marítima disputada pelas duas nações. Na ocasião, o líder disse que não irá tolerar nenhuma agressão inimiga, informou a agência oficial de notícias da Coreia do Norte. As informações são da Dow Jones.

TAGS