PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Republicanos se preparam para confirmar Mitt Romney como seu candidato presidencial

11:00 | 23/08/2012
AFP, REPUBLICANOS, ELEIÇÕES NOS EUA
AFP, REPUBLICANOS, ELEIÇÕES NOS EUA

NOVA YORK, 23 Ago 2012 (AFP) - Depois de meses de uma campanha eleitoral venenosa e sem brilho, os republicanos dos Estados Unidos vão se reunir a partir de segunda-feira em Tampa (Flórida) para consagrar Mitt Romney como o adversário de Barack Obama nas eleições de 6 de novembro.

A chuva de confete e balões tricolores está pronta para o início desta festa política, a 40ª Convenção Nacional Republicana, apesar das muitas dúvidas que giram em torno do pouco carismático Mitt Romney.

Dúvidas porque, apesar dos milhões de dólares da campanha eleitoral, da crise da economia que abala a popularidade do atual ocupante da Casa Branca e da decepção de parte do eleitorado em relação ao primeiro presidente negro do país, o ex-empresário e milionário ex-governador de Massachusetts não conseguiu superar o adversário nas pesquisas.

E a recente escolha do ultraconservador Paul Ryan, de 42 anos, como futuro vice-presidente também não reverteu as pesquisas em seu favor.

A 11 semanas das eleições, as últimas pesquisas dão a Romney, 65 anos, entre 39 e 47% das intenções de voto em nível nacional, contra 46 a 52% a favor de Obama, 51 anos. Romney também figura na retaguarda dos estados-chaves que decidirão a eleição (Flórida, Ohio, Virginia, Iowa, Wisconsin, Michigan), segundo o site especializado Real Clear Politics.

No entanto, sua formalização como candidato republicano, tradicionalmente por aclamação pelos milhares de delegados do Grand Old Party (GOP), é inquestionável junto com a de seu companheiro de chapa.

Na agressiva luta que o opôs com meia dúzia de pré-candidatos de seu partido, Mitt Romney foi quem acabou obtendo a maioria dos delegados durante as primárias republicanas, organizadas estado por estado entre janeiro e junho deste ano.

A cada quatro anos, as convenções são a oportunidade para que os dois partidos americanos, além de consagrar seus candidatos oficialmente, detalhem seus programas de governo e voltem a se unir depois das disputas das primárias.
15.000 jornalistas A escolha de Paul Ryan por parte de Mitt Romney augura uma convenção sem concessões em um partido dominado pela ala conservadora.
Romney realizará seu discurso de aceitação da candidatura na quinta-feira, no encerramento do evento, enquanto Paul Ryan o fará na quarta-feira, à noite.
Ann Romney, a esposa do candidato, comparecerá ante a multidão na segunda-feira.
Para a terça, estão anunciados como oradores Chris Christie, governador de Nova Jersey, e o ultraconservador Rick Santorum, pré-candidato que perdeu para Romney nas primárias.
No programa de quarta-feira, se destacam o ex-governador da Flórida Jeb Bush, a ex-secretária de Estado Condoleezza Rice e o ex-candidato à presidência em 2008 John McCain.

A internet e a explosão das redes sociais, especialmente com o crescimento do Twitter, provocaram uma mudança na forma de fazer política. A Convenção Republicana, que contará com 15.000 jornalistas, será acompanhada ao vivo pelo Twitter, Facebook, YouTube, Google %2b, entre outros.

Mas milhões de americanos a acompanharão, como sempre, através das grandes cadeias de televisão, que estarão transmitindo ao vivo à noite.

O espetáculo republicano está preparado como o roteiro de uma superprodução cinematográfica, que mostrará um Mitt Romney estelar, carismático e acessível, para tentar apagar seu ar robótico e distante, especialmente entre as mulheres, que preferem Barack Obama.

Apesar de seus 13 telões móveis, o palco instalado no imenso complexo esportivo Tampa Bay Times Forum foi concebido para dar a impressão de "uma sala de jantar americana", e o desafio é, segundo os organizadores, criar um ambiente que seja caloroso e receptivo, dando, ao mesmo tempo, "uma impressão de intimidade".

TAGS