PUBLICIDADE
Notícias

AFP -Polícia atira com balas de borracha contra multidão

07:50 | 10/08/2012

A polícia da Tunísia disparou com balas de borracha e lançou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar uma manifestação na noite a última quinta-feira contra o governo em Sidi Bouzid, berço da revolução de 2011, após uma primeira intervenção pela manhã, constatou a AFP no local.

Ao menos 800 manifestantes protestavam contra a intervenção da polícia pela manhã e contra o governo dominado pelos islâmicos do Ennahda, atirando pedras na polícia, quando as forças de segurança reagiram com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo.
De manhã, a polícia já havia usado balas de borracha para dispersar uma manifestação em Sidi Bouzid, berço da rebelião de 2011, num momento em que se multiplicam as críticas ao novo governo de maioria muçulmana.

Os policiais lançaram gases lacrimogêneos contra centenas de manifestantes que pediam a saída do governo e tentaram invadir a sede da prefeitura de Sidi Bouzid rompendo a porta de acesso, segundo jornalistas da AFP no local.

Ao menos uma pessoa ferida pelas balas de borracha e quatro manifestantes intoxicados pelos gases foram levados para o hospital da cidade no primeiro incidente.

Diversos grupos políticos participaram dos protestos, como o Partido Republicano, o Partido dos Trabalhadores da Tunísia, o Al Watan (a nação) e ativistas independentes.

Sidi Bouzid foi a cunha da revolta que no dia 14 de janeiro de 2011 acabou provocando a fuga do presidente Zine El Abidine Ben Ali para a Arábia Saudita.

O estopim foi a morte, em 17 de dezembro de 2010, de Mohamed Buazizi, um vendedor ambulante de 26 anos que ateou fogo ao próprio corpo para protestar contra a apreensão violenta de sua mercadoria pela polícia.

A firmeza da ação policial na noite desta quinta-feira ocorre em um momento no qual a oposição e a sociedade civil acusam o governo de ser autoritário e islâmico.

TAGS