PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Incêndios provocam evacuação temporária de 2.000 pessoas

07:40 | 29/08/2012
AFP, INCÊNDIO EM MADRID
AFP, INCÊNDIO EM MADRID

Vários incêndios arrasaram na última terça-feira a região oeste de Madri, causando a retirada de 2.000 habitantes por precaução que, durante a tarde de ontem, puderam voltar as suas casas depois de todos os focos terem sido controlados, informou uma porta-voz dos serviços de emergência.

O fogo, que começou na segunda-feira, já tinha destruído mais de 2.000 hectares do bosque, segundo a imprensa espanhola, um número que os serviços de emergência não confirmaram.

Os seis focos do incêndio foram estabilizados durante a tarde e o retorno dos moradores às casas foi autorizado, afirmou uma porta-voz dos serviços de emergência precisando que continuavam os trabalhos de extinção.

O fogo afetou principalmente a localidades de Valdemaqueda e Robledo de Chavela, situadas a 70 quilômetros a oeste da capital espanhola, e as autoridades disseram que foram provocados.

"Todos os indícios nos fazem pensar que foi intencional. Havia quatro focos simultâneos, não é coincidência", disse outro responsável dos serviços de emergência.

Um total de 42 equipes terrestres e 300 pessoas, entre bombeiros e socorristas, devem continuar trabalhando durante a noite para esfriar a região e evitar que as chamas se reacendam, disse a porta-voz.

Castigada no inverno por uma seca sem precedentes nos últimos 70 anos, a Espanha enfrenta neste verão uma série de incêndios devastadores.

Entre 1º de janeiro e 12 de agosto, 139.886 hectares, ou 0,5% da superfície florestal do país, foram destruídos segundo o ministério da Agricultura: uma catástrofe sem precedentes nos últimos dez anos.

 

AFP

TAGS