PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Incêndio em segundo tanque de refinaria é extinto

10:14 | 28/08/2012

PUNTO FIJO, 28 Ago 2012 (AFP) - O incêndio no segundo tanque na refinaria venezuelana de Amuay (noroeste), onde uma explosão no sábado deixou mais de 40 mortos, foi extinto pelos bombeiros e resta apenas um terceiro depósito em chamas, informou nesta terça-feira à AFP uma fonte da PDVSA.

"Sim, os tanques foram apagados", afirmou a fonte sob anonimato, depois que o presidente Hugo Chávez informou na segunda-feira à noite em sua conta no Twitter que o fogo em um primeiro depósito havia sido completamente extinto.

"Os trabalhos (das equipes de emergência) continuaram a noite toda" e o "último (tanque) está perto de se apagar" também, disse a fonte.

O ministro de Energia e Petróleo, Rafael Ramírez, considerou na segunda-feira à noite que o incêndio, que desde sábado lança uma imensa nuvem negra por cima da refinara de Amuay, a maior do país e propriedade da estatal PDVSA, seria completamente apagado nesta terça-feira.

"Vamos continuar aqui até que o fogo esteja completamente extinto, já que para amanhã (terça-feira) será finalizado o fogo no 204 (o terceiro tanque), e posteriormente entraremos em uma etapa de avaliação", declarou.

Este terceiro tanque pegou fogo na segunda-feira enquanto os bombeiros lutavam contra as chamas dos dois primeiros depósitos na área de armazenamento, do total de nove que foram afetados pela explosão, provocada por um vazamento de gás.

O acidente, o pior já registrado em instalações da PDVSA, matou mais de 40 pessoas, entre elas ao menos 20 membros da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) que protegiam as instalações e viviam em suas imediações, assim como vários de seus familiares.

Até o momento não se sabe quais foram as causas do vazamento de gás que provocou a tragédia, e que motivou a criação de uma comissão de investigação.

TAGS