PUBLICIDADE
Notícias

AFP - FAO pede suspensão da produção americana de etanol de milho

08:27 | 10/08/2012

PARIS, 10 Ago 2012 (AFP) - O diretor geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o brasileiro José Francisco Graziano da Silva, pediu aos Estados Unidos a suspensão da produção de etanol a base de milho para evitar uma crise alimentar mundial, em um artigo publicado pelo jornal britânico Financial Times.

"Uma suspensão imediata e temporária da legislação americana, que destina cotas das colheitas de milho para a produção do biocombustível, daria certo alívio ao mercado e permitiria destinar mais grãos à alimentação humana e animal", destacou o diretor da FAO.
A seca que afeta os Estados Unidos teve um grande impacto nas colheitas e provocou fortes tensões nos mercados das commodities agrícolas.

Um relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos divulgado nesta semana destaca que apenas 23% das plantações de milho estavam em um estado bom a excelente.
"Neste contexto, os preços dos cereais dispararam, com uma alta de quase 40% desde 1º de junho no caso do milho", afirmaram os analistas do grupo de investidores CM-CIC.

Segundo um relatório da FAO divulgado na quinta-feira, os preços dos alimentos subiram 6% em julho na comparação com junho, o que acabou com três meses consecutivos de baixas.

"Os preços altos penalizam as populações pobres de muitos países que dependem do mercado mundial para importar seus alimentos", admitiu à AFP Abdolreza Abbassian, economista da FAO.

A produção de biocombustíveis (essencialmente etanol e biodiesel) é alvo de críticas há vários anos por provocar um aumento dos preços dos óleos vegetais ou dos cereais a partir dos quais são fabricados, em detrimento da segurança alimentar mundial.

TAGS