PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Coreia do Sul e EUA iniciam exercício militar anual

09:00 | 20/08/2012

SEUL, 20 Ago 2012 (AFP) - Coreia do Sul e Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira o maior exercício militar anual conjunto para verificar as defesas contra a Coreia do Norte, em manobras criticadas por Pyongyang.

Mais de 30.000 soldados americanos participam no exercício, conhecido como Ulchi Freedom Guardian, que terminará em 31 de agosto, segundo um comunicado militar dos Estados Unidos.

O ministério da Defesa em Seul não informou sobre o número de militares sul-coreanos que participam, mas a agência de notícias Yonhap citou 56.000.

As manobras não implicam treinamento em terra e são, sobretudo, um exercício de simulação por computador. Os soldados permanecem em suas bases normais.

Estados Unidos e Coreia do Sul insistem que são manobras defensivas, enquanto a Coreia do Norte afirma que este é um exercício para um ataque nuclear preventivo.

"Pyongyang reforçará a capacidade de dissuasão para defender-se e enfrentar os movimentos imprudentes dos Estados Unidos e do regime fantoche da Coreia do Sul rumo a uma guerra nuclear", afirma o jornal oficial norte-coreano Rodong Sinmun.

TAGS