PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Começa julgamento na China de 4 chefes policiais por ajuda a Gu Kailai

Eles comparecem No mesmo tribunal em que na quinta-feira a brilhante advogada e esposa de Bo Xilai que caiu em desgraça após uma fulgurante ascensão política.

08:00 | 10/08/2012

hefei, 10 Ago 2012 (AFP) - O julgamento de quatro chefes policiais chineses, acusados de tentativa de ajudar ilegalmente Gu Kailai, esposa do ex-dirigente chinês Bo Xilai e cuja defesa não rebateu na quinta-feira a acusação de assassinato de um britânico, começou nesta sexta-feira no mesmo tribunal.

Os quatro chefes policiais são suspeitos de terem utilizado sua influência para proteger Hu e tentar evitar ser processada pelo assassinato na megalópole de Chongqing, então dirigida por seu marido.

Eles comparecem ao tribunal da cidade de Hefei (leste), o mesmo que na quinta-feira julgou Gu Kailai, uma brilhante advogada e esposa de Bo Xilai que caiu em desgraça após uma fulgurante ascensão política.

A mulher de 53 anos não negou o homicídio por envenenamento do empresário britânico Neil Heywood, que foi durante um tempo amigo próximo do casal, embora a relação tenha sido prejudicada por divergências financeiras. O veredicto em seu caso será divulgado em uma data não anunciada.

O caso, que mistura dinheiro, crime e política, tornou-se um dos maiores escândalos na China. Selou o destino de Bo, então já questionado por seus métodos autoritários, por suas tentativas de ressuscitar usos e costumes da época maoísta e pelas raras operações financeiras.

Este ambicioso e brilhante líder político, filho do marechal Bo Yibo, um dos fundadores do regime junto a Mao Tsé-Tung, caiu em desgraça na última primavera (do hemisfério norte) ao ser envolvido em denúncias de corrupção. Atualmente está detido em um local secreto.
O caso lançou luz sobre as profundas divisões no topo do aparato comunista, quando se aproxima uma transição política crucial em outubro.

TAGS