PUBLICIDADE
Notícias

Obama anuncia mais US$ 70 milhões em ajuda a Israel

14:16 | 27/07/2012
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que está liberando um pacote adicional de US$ 70 milhões em ajuda militar a Israel, em uma medida já anunciada que parece ser tomada no momento em que o adversário político do mandatário, o republicano Mitt Romney, se prepara para visitar Israel no final de semana. Obama assinou a lei no Salão Oval da Casa Branca.

Obama anunciou pela primeira vez o pacote para Israel em maio. O dinheiro deverá ser usado para expandir a produção de mísseis de curto alcance, usados na defesa. O sistema, conhecido como "Cúpula de Ferro", se mostrou bem sucedido ao impedir ataques de foguetes disparados contra civis israelenses, incluídos projéteis acionados a partir da Faixa de Gaza. Obama disse que o pacote evidencia "o compromisso inabalável" dos EUA com Israel.

O foco da Casa Branca em Israel nesta semana ocorre no momento em que Romney se prepara para visitar Jerusalém. Romney, que deverá ser nomeado oficialmente candidato a presidente pelos republicanos em agosto, é um crítico da política de Obama a respeito de Israel e prometeu aumentar ainda mais a ajuda ao Estado judeu, embora a administração americana tenha afirmado que Israel já recebe um auxílio recorde.

Uma porta-voz de Romney disse nesta sexta-feira que o ex-governador de Massachusetts estava feliz em ver que passos estão sendo tomados para garantir a cooperação com Israel na segurança.

As informações são da Associated Press.

TAGS