PUBLICIDADE
Notícias

Ministro alemão descarta compra de títulos da Espanha

10:40 | 28/07/2012
Berlim, 28/07/2012 - O ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, descartou, neste sábado, a compra pelo fundo de resgate da zona do euro dostítulos do governo espanhol. O ministro alemão disse, para o jornal Welt am Sonntag, que as necessidades de financiamento de curto prazo da Espanha "não são tão grandes" e disse que esta operação é apenas uma especulação.

Nesta semana, o presidente do Banco Centro Europeu, Mario Draghi, prometeu fazer "o que for necessário" para preservar o euro. Os líderes da Alemanha e da França disseram então que eles estariam "determinados a fazer tudo para proteger a zona do euro". Nenhum deles mencionou qualquer ação específica.

Mas estes comentários levantaram a expectativa de que o fundo de resgate da zona do euro, a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), poderia comprar os títulos do governo espanhol e reduzir os custos do capital do país, que subiu para níveis alarmantes nas últimas semanas.

"Juros elevados são dolorosos e criam preocupação mas não são o fim do mundo", disse o ministro. Ele disse que o pacote de ajuda de cerca de US$ 123 bilhões concedido aos bancos espanhóis é suficientemente grande. As informações são da Associated Press. (Equipe AE)

TAGS