PUBLICIDADE
Notícias

Metade dos observadores da ONU na Síria deixou o país

A Missão na Síria consiste em 300 observadores militares desarmados acompanhados por cerca de 100 funcionários civis

06:45 | 25/07/2012

DAMASCO, 25 Jul 2012 (AFP) - A metade dos membros da missão de observadores das Nações Unidas na Síria deixou o país, informaram dois membros da missão à AFP nesta quarta-feira, 25.

"Cento e cinquenta observadores deixaram a Síria na noite de terça-feira e nesta quarta-feira e eles não vão voltar", informou um observador à AFP sem se identificar.

"Eles foram embora depois de ter sido tomada uma decisão de reduzir a missão pela metade", disse um segundo observador, sem especificar quem tomou a decisão.

A Missão de Observação da ONU na Síria, como a força é conhecida oficialmente, consiste em 300 observadores militares desarmados acompanhados por cerca de 100 funcionários civis de apoio.

Foi implantada em abril para supervisionar um cessar-fogo que foi fortemente desrespeitado e em meados de junho parou de realizar patrulhas diante da intensificação dos combates.

No dia 20 de julho, o Conselho de Segurança da ONU votou pela extensão do mandato da missão por 30 dias "finais", com as nações ocidentais alertando que a violência contínua significava que era improvável que os observadores fossem capazes de permanecer no país.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice, afirmou que a resolução permitiria aos observadores "se retirar de forma segura" da Síria, enquanto o chanceler britânico William Hague disse que a resolução deu ao governo do presidente Bashar al-Assad "uma última chance" para manter seu compromisso de acabar com a violência.

Mas o embaixador russo, Vitaly Churkin, insistiu que a frase "período final de 30 dias" no texto não era uma sentença de morte para a UNSMIS e que o trabalho deveria continuar.

"Isto não é uma resolução sobre retirada, é uma resolução sobre prosseguimento da atividade da missão", disse.

TAGS