PUBLICIDADE
Notícias

Hollande pede 'execução rápida e firme' de decisões de cúpula da UE

09:02 | 25/07/2012

PARIS, 25 Jul 2012 (AFP) - O presidente francês, François Hollande, pediu nesta quarta-feira, em uma reunião de gabinete, uma "execução rápida e firme" das decisões da cúpula europeia do fim de junho, anunciou a porta-voz do governo, Najat Vallaud-Belkacem.

"A mensagem do presidente é, no fundo, que os Estados devem ter uma capacidade de reação equivalente a dos mercados", declarou ao término do conselho de ministros.

Em relação à decisão da agência de classificação Moody's de colocar em perspectiva negativa vários países europeus que contam com a nota máxima, o triplo A, entre eles a Alemanha, a porta-voz disse que o presidente tentou "relativizar as coisas".

Mas, prosseguiu a porta-voz, Hollande ressaltou a "necessidade absoluta, confirmada por esta perspectiva, de executar rapidamente os compromissos da cúpula europeia" de 28 e 29 de junho em Bruxelas, na qual foi dada autorização para que os fundos de resgate europeu possam comprar dívida de países em dificuldades e recapitalizar diretamente os bancos com problemas.

As dificuldades das comunidades autônomas espanholas, que se somam às dos bancos, voltaram a colocar a Espanha no centro da tempestade dos mercados, que exigem juros de mais de 7,6% por seus bônus de dívida a dez anos, o que a empurra inexoravelmente a pedir resgate à comunidade internacional como já foi feito por Grécia, Portugal e Irlanda.

TAGS