PUBLICIDADE
Notícias

Caça colombiano desaparece em ação contra as Farc

11:36 | 12/07/2012
A Força Aérea da Colômbia está conduzindo operações de busca para resgatar um caça que desapareceu durante ação contra as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). "Um dos aviões da instituição, enquanto participava de operações militares... desapareceu", disse a Força Aérea em comunicado. Segundo a instituição, o caça sumiu na quarta-feira.

O jato sobrevoava a região de Cauca, sudoeste colombiano, quando desapareceu dos radares. A aérea é conhecida como um grande corredor de drogas. Nos últimos dias, o governo vêm tentando repelir as Farc da região, gerando intensos combates.

O comandante da Força Aérea colombiana, general Tito Pinilla, afirmou nesta quinta-feira que o caça desaparecido é um Super Tucano, fabricado pela companhia brasileira Embraer. O general disse que é improvável que a guerrilha tenha derrubado o avião, dizendo que tais afirmações são "pura especulação". Devido à velocidade e altitude em que o avião estava voando, "é altamente improvável que tenha sido atingido pela Farc", afirmou Pinilla. Ele também informou que os insurgentes não têm acesso a mísseis terra-ar.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, visitou a região de Cauca na quarta-feira. Na cidade de Toribio, Santos ouviu vaias e insultos de tribos indígenas que foram pegas no fogo cruzado. "Nós também estamos cansados da guerra, mas não podemos desmilitarizar um centímetro sequer do território nacional", afirmou o presidente. As informações são da Dow Jones.

TAGS