PUBLICIDADE
Notícias

Alpinista espanhol e sua companheira polonesa morreram de frio no Mont-Blanc

07:31 | 16/07/2012
NULL
NULL

ROMA, 15 Jul 2012 (AFP) - O alpinista espanhol José Pérez Rodríguez, de 35 anos, e sua namorada Joanna Malgorazata Winchenciuk, polonesa de 30 anos, morreram de frio no sábado, entre uma e duas da tarde, no Mont-Blanc, afirmaram seus companheiros de escalada à imprensa italiana.

Seus corpos estão depositados na câmara mortuária de Courmayeur, no vale italiano de Aosta.

As equipes de resgate encontraram os corpos do casal em parte sepultados pela neve em um buraco cavado para se proteger do frio.

Segundo seus companheiros de caminhada, Raúl e Darius, um espanhol e um polonês, eles saíram na quinta-feira da localidade francesa de Chamonix pela rota normal em direção ao cume de 4.810 metros, e dormiram no refúgio de Goûter.

Na sexta-feira seguiram avançando em meio ao tempo muito ruim e a uma visibilidade quase nula até o último refúgio antes do cume, onde passaram a noite em meio a uma intensa tempestade, junto com outros quatro alpinistas poloneses.

Todos eles desistiram de seguir e no sábado iniciaram a descida, a 30 graus abaixo de zero e com um vento muito forte. As marcas da subida teriam se apagado e eles se perderam na neve.

Os amigos do casal cavaram um buraco para os quatro e cravaram os bastões para poderem ser localizados. José estava exausto e Joanna delirava. O vento era muito forte para poder resistir e seus dois amigos decidiram descer em busca de ajuda.

Os outros alpinistas poloneses foram retirados pelas equipes de resgate italianas.
Nove alpinistas - britânicos, alemães, dois espanhóis e um suíço - perderam a vida em uma avalanche registrada no Mont-Blanc que também deixou uma dezena de feridos, na pior tragédia dos últimos dez anos nos Alpes franceses.

TAGS