PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Nave russa Soyuz é lançada com três astronautas em direção à ISS

09:02 | 15/07/2012

BAIKONUR, Cazaquistão, 15 Jul 2012 (AFP) - A nave espacial russa com uma tripulação internacional de três pessoas foi lançada neste domingo da base de Baikonur, no Cazaquistão, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), onde os astronautas realizarão uma missão de quatro meses.

A indiana-americana Sunita Williams, o japonês Akihito Hoshide e o russo Yury Malenchenko decolaram impulsionados por um foguete portador Soyuz-FG, com céu claro, às 02h40 GMT (23h40 de Brasília). Sua chegada à ISS está prevista para terça-feira.

"Até logo planeta Terra Woo Hoo!", disse no Twitter a americana Sunita Williams algumas horas antes de a nave de 305 toneladas decolar para entrar em órbita.
O chefe do programa espacial russo Roscosmos, Vladimir Popovkin, afirmou à imprensa que conversou brevemente com os membros da tripulação minutos antes da viagem e "eles se sentem bem. Não tenho dúvidas de que tudo irá correr bem", afirmou.

Nas imagens transmitidas do interior da cápsula, os astronautas, que chegarão à estação espacial após uma viagem de dois dias, liam tranquilamente as instruções de voo enquanto o comandante da missão, Yuri Malenchenko, trabalhava no painel de instrumentos com uma espécie de controle remoto.
"É um dos aspectos técnicos mais rudimentares da cápsula Soyuz", comentava ao vivo um especialista da Nasa em um vídeo.

A tripulação da Soyuz deve se reunir na ISS com os russos Guennadi Padalka e Serguei Revin e com o astronauta da Nasa Joseph Acaba, os membros da tripulação que partiu do Cazaquistão no dia 15 de maio.

Dois dos astronautas em voo, Sunita Williams e Akihiko Hoshide, já têm experiência a bordo da estação espacial, mas nunca haviam embarcado na Soyuz.

O japonês agradeceu às equipes que prepararam a nave russa para esta viagem por "todos terem trabalhado com orgulho".

Williams, uma piloto das forças aeronavais que esteve no Iraque, disse os jornalistas estar impaciente para ver os Jogos Olímpicos de Londres a partir da estação espacial.

A Rússia é agora o único país capaz de levar cosmonautas à estação desde que o último ônibus espacial americano se aposentou.

Mas em pouco mais de um ano os russos sofreram uma série de falhas no setor espacial e perderam vários satélites e outros equipamentos, entre eles uma nave de transporte de mercadorias que iria abastecer a ISS.

pho-zak/mc/jmr-feff/pc/ma

TAGS