PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Morre Sally Ride, primeira mulher dos EUA a ir ao espaço

08:31 | 24/07/2012
AFP, MULHER NO ESPAÇO, AMERICANA
AFP, MULHER NO ESPAÇO, AMERICANA

Sally Ride, a primeira mulher americana a chegar ao espaço, morreu na última segunda-feira, aos 61 anos, depois de uma batalha de 17 meses contra um câncer no pâncreas, anunciou a fundação que leva seu nome.

Ride foi pela primeira vez ao espaço em 1983, na sétima missão de um ônibus espacial americano.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a considerou "uma heroína nacional e um grande modelo", que "inspirou gerações de jovens meninas a chegar às estrelas".
"A vida de Sally nos mostrou que não há limites que não possamos alcançar e não tenho dúvidas de que seu legado se estenderá", acrescentou o presidente ao expressar seus pêsames aos familiares e amigos de Ride.

Nascida no dia 26 de maio de 1951, na Califórnia, Ride se formou em Física e Inglês na Universidade de Stanford.

Ride fez sua solicitação para ser astronauta na agência espacial americana, a NASA, em 1977, depois de ver um anúncio no jornal estudantil de sua universidade. Era a primeira vez que a NASA permitia a inscrição de civis ou de mulheres.

Ride foi uma das 35 pessoas, entre elas seis mulheres, que foram escolhidas entre os 8.000 candidatos ao posto.

Viajou ao espaço em duas missões, completando quase 350 horas em situação de nenhuma gravidade. Uma terceira missão foi abortada em 1986, depois da explosão do Challenger, que matou os sete membros da tripulação.
Sally Ride se aposentou em 1987.

 

AFP

TAGS