PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Médica chinesa revela 'doping de Estado' nos anos 80 e 90

09:53 | 27/07/2012

Sydney, 27 Jul 2012 (AFP) - Os atletas chineses, em particular os que participaram dos Jogos Olímpicos, foram submetidos a um "doping de Estado" sistemático nos anos oitenta e noventa, revelou a meios de comunicação australianos uma médica aposentada.

"O doping se expandiu nos anos oitenta (...) E era feito com a utilização do hormônio do crescimento, o que era descrito na época como um método de treinamento", afirmou Yinxian Xue, médica da equipe nacional de ginástica da época citada pelo Sydney Herald Morning.

Xue explica que na maior parte dos casos os atletas ignoravam quais eram os produtos que lhes eram injetados, e os que se negavam a receber o tratamento eram afastados.

"Qualquer um que rejeitasse este método era penalizado ou era alvo de duras críticas", acrescentou a médica, a primeira pessoa envolvida no esporte de alto nível da China que contradiz publicamente a linha oficial, segundo a qual os casos de doping eram desvios individuais dos treinadores ou atletas.

Os líderes chineses afirmaram que erradicaram o doping desde o Mundial de natação de 1994, quando vários nadadores despertaram suspeitas depois de conquistarem 12 títulos.

Depois, neste mesmo ano, sete nadadores deram positivo para esteroides anabolizantes, o que enfraqueceu a equipe que participou dos Jogos de Atlanta-1996.

TAGS