PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Londres terá novo teste antidoping

14:30 | 25/07/2012

LONDRES, 25 Jul 2012 (AFP) - Os responsáveis pela luta contra o doping informaram nesta quarta-feira que um novo teste para a detecção de substâncias proibidas entrará em cena em Londres.

O diretor da Agência Mundial Antidoping (AMA), David Howman, anunciou na capital inglesa que esse novo exame será usado para revelar o uso de hormônios sintéticos de crescimento e espera que ele contribua para que os Jogos Olímpicos de 2012 sejam os mais rígidos na descoberta de irregularidades.

"É um passo muito significativo e de grande ajuda", disse à AFP após uma coletiva de imprensa.

"Essencialmente, ele distingue o hormônio de crescimento humano que o corpo produz naturalmente do introduzido por meios artificiais", acrescentou.
Um aspecto importante do teste é que ele pode apontar a fraude "semanas, não apenas horas" depois da inserção no corpo, explicou.
A nova técnica se une à já existente desde 2004 porque "são complementares, não iguais".
O presidente da AMA, John Fahey, afirmou que os Jogos Olímpicos de Londres (de 27 de julho a 12 de agosto) serão os mais atentos da história.

"Estamos colaborando para oferecer Jogos Olímpicos tão livres de doping quanto for possível", comentou Fahey, dando o exemplo dos 71.649 exames realizados em todo o mundo nos seis meses que antecederam os Jogos e que causaram a punição de 107 atletas.

Os organizadores das Olimpíadas preveem a realização de mais de 6.000 testes entre os 10.490 atletas presentes.

Howman ainda avisa que, caso as técnicas de dopping estejam à frente das de detecção, o risco permanece, pois as amostras são armazenadas por oito anos para serem novamente analisadas mais tarde.

"Se alguém acreditava que em 15 dias poderia voltar para casa tendo sobrevivido a qualquer farsa", deve saber que terá que "conter a respiração durante oito anos", alertou.

TAGS