PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Helicópteros armados com metralhadoras atacam bairros da cidade síria de Aleppo

07:51 | 24/07/2012

BEIRUTE, 24 Jul 2012 (AFP) - Novos combates explodiram em Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, onde helicópteros armados com metralhadoras atacavam nesta terça-feira os bairros rebeldes, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

"Ocorrem combates entre os rebeldes e as tropas regulares nos bairros de Sukkari e nos subúrbios de Salahedin", indicou o OSDH, uma organização não governamental (ONG) com sede na Grã-Bretanha.

Um funcionário do conselho militar rebelde sírio afirmou na segunda-feira à AFP que os insurgentes "libertaram" vários bairros de Aleppo, em particular Salahedin, e o exército continuava bombardeando estas regiões a partir do exterior.

Os bairros de Kadi Askar, Bab al-Hadid, al-Katergi e Karam al-Khabal eram alvo das metralhadoras dos helicópteros, acrescentou o OSDH, que se baseia em informações de uma rede de militantes na Síria.

Embora há três dias o exército sírio controle a maior parte de Damasco, ainda havia confrontos em dois bairros do sul da capital, Hajar el-Aswad e Qadam, em particular "nas ruas onde insurgentes ainda estão entrincheirados", segundo esta ONG.

"Desde que o exército lançou uma contraofensiva (para recuperar os bairros rebeldes), há três dias, não ocorreram ataques dos rebeldes", indicou à AFP Rami Abdel Rahman, presidente do OSDH.

"Os bairros de Mazze (oeste), Barze (nordeste) e Al-Midan (sul) estão sob controle militar total do exército e ocorrem prisões diárias", disse.

Segundo Rahman, além de Hajar el-Aswad e Qadam, ocorrem confrontos em Al-Aassali e em Nahr Aiche, também no sul da capital, embora de menor intensidade.

TAGS