PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Cuba abre processo penal contra espanhol por acidente com Payá

09:22 | 31/07/2012

HAVANA, 31 Jul 2012 (AFP) - Cuba abriu um processo penal por homicídio contra o espanhol Angel Carromero, condutor do carro acidentado no qual morreu o opositor cubano Oswaldo Payá no dia 22 de julho e permitiu que o sueco Jens Aron Moding volte ao seu país, apesar de ter infringido seu "status migratório", informou nesta terça-feira o jornal oficial Granma.

"O espanhol Ángel Carromero Barrios encontra-se acusado de homicídio por conduzir veículo pela via pública. Ao sueco Jens Aron Modig foi permitido retonar ao seu país, apesar das atividades ilegais que realizou e da violação de seu status migratório", disse o jornal.

A Suécia confirmou pouco depois a autorização concedida por Cuba para que Modig possa viajar.

"Pode voltar para casa", declarou à AFP uma porta-voz do ministério sueco das Relações Exteriores, Anna Backlund.

Modig partiu na noite de segunda-feira do centro da Agência de Migrações em Havana, onde estava detido, e recebeu ajuda da embaixada, informou a porta-voz, que não quis indicar quando ele chegará à Suécia.

Os dois europeus disseram na segunda-feira que a colisão do automóvel contra uma árvore em uma estrada perto de Bayamo (sudeste) foi um simples acidente, sem a participação de outro veículo, como afirmava a família de Payá. Outra vítima fatal do acidente foi o opositor cubano Harold Cepero, de 31 anos.

Carromero, de 27 anos e dirigente do braço juvenil do direitista Partido Popular da Espanha, conduzia o carro e arrisca receber uma pena de 10 anos de prisão. Encontra-se detido em Havana.

Modig, também de 27 anos e líder da juventude Democrata Cristã da Suécia, negou ter enviado mensagens de texto por seu celular denunciando o ataque de outro veículo na rota antes do acidente, como havia afirmado Rosa María Payá, filha do dissidente morto.

Os dois estrangeiros entraram em Cuba no dia 19 de julho com visto de turismo com o propósito de apoiar e entregar dinheiro a Payá, Prêmio Sajarov 2002 do Parlamento Europeu e líder do ilegal Movimento Cristão Libertação cubano, segundo declarações que o sueco entregou na segunda-feira à imprensa em Havana.

TAGS