PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Bolívia: choque entre indígenas e policiais deixa 1 morto e 8 feridos

07:40 | 06/07/2012

LA PAZ, Bolívia, 6 Jul 2012 (AFP) - Um pessoa morreu e outras oito ficaram feridas em confrontos entre indígenas e policiais nesta quinta-feira em um povoado do sudoeste da Bolívia, onde os nativos mantêm reféns para exigir a expulsão do país de uma filial da mineradora canadense South American Silver, informou uma fonte da Defensoria do Povo.

"Há uma pessoa morta, temos quatro nativos feridos seriamente e também há (...) quatro membros da polícia que sofreram algum tipo de lesão, além de um agente retido por lá", disse René Arroyo, defensor do Povo de Potosí, à rede de televisão Bolivisión.

Segundo a rádio católica Pio XII, a vítima fatal é José Mamani, 45 anos, morador do povoado de Mallku Khota, em Potosí, onde os indígenas mantêm cinco reféns, todos funcionários bolivianos da mina gerenciada pela empresa canadense.

Os choques tiveram início quando uma comitiva oficial, liderada pelo ministro do Trabalho, Daniel Santalla, chegou à região para negociar com os dirigentes indígenas a libertação dos reféns.

Os nativos exigem a saída do país da companhia canadense, que prevê investir 50 milhões de dólares, até 2014, em um projeto na região para a exploração de prata.

TAGS