PUBLICIDADE
Notícias

AFP -Ben Ali disposto a dar para a Tunísia seus bens que se encontram na Suíça

13:02 | 16/07/2012

BEIRUTE, 16 Jul 2012 (AFP) - O ex-presidente tunisiano Ben Ali está pronto para deixar para o seu país todos os seus ativos que se encontrariam na Suíça, afirmou seu advogado libanês, Akram Azoury.

"Por favor, tomem nota de que o meu cliente desiste, em favor do Estado tunisiano, de todos os possíveis ativos ou recursos econômicos que estariam em território suíço e que retornariam ao ex-presidente Zine El Abidine Ben Ali", escreveu em um rascunho de carta submetido à embaixadora da Suíça para o Líbano, cuja cópia foi enviada à AFP.

Na carta, que espera enviar ao ministério suíço das Relações Exteriores, o advogado acrescenta: "Por isso estão irrevogavelmente autorizados a transferir esses supostos bens e recursos para o Estado tunisiano sem que seja necessário seguir nenhuma formalidade judicial e extra-judicial".

No final de junho, uma delegação de especialistas tunisianos se reuniu em Berna e Lausanne com dirigentes suíços encarregados do expediente de devolução de bens congelados, indicou o governo helvético.

Para as autoridades suíças, "o objetivo desta colaboração reforçada é conseguir o mais rápido que for possível a restituição de bens de origem ilícita em poder dos assessores do ex-regime do presidente (Zine El Abidine) Ben Ali".

Em outubro passado, Berna havia indicado ter bloqueado 60 milhões de francos suíços (61.038.200 de dólares) de bens tunisianos.

TAGS