PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Árabes condenam na ONU expansão de colônias israelenses

17:58 | 25/07/2012

NOVA YORK, 25 Jul 2012 (AFP) - O grupo de países árabes na ONU condenou nesta quarta-feira a continuação da colonização israelense na Cisjordânia e pediu ao Conselho de Segurança que aceite um convite palestino para verificar estas construções.

"Israel continua com a sua política de expansão dos assentamentos em toda a Cisjordânia", destaca um comunicado do grupo árabe lido aos jornalistas pelo embaixador saudita, Abdallah al Muallimi, ao fim de um debate no Conselho de Segurança sobre a situação do Oriente Médio.

Israel continua a "desafiar a comunidade internacional e as pertinentes resoluções da ONU", acrescenta o comunicado.

O grupo lamenta "a incapacidade ou a relutância do Conselho de Segurança de tomar medidas para acabar com a ocupação israelense" e solicita ao Conselho que "atue rapidamente para salvar as chances de paz, que estão sendo reduzidas".

A declaração também solicita ao Conselho que aceite um convite do presidente palestino, Mahmoud Abbas, para visitar os territórios palestinos e verificar o local das construções de Israel.

Para a comunidade internacional, todos os assentamentos são ilegais, independentemente de terem ou não sido autorizados pelo governo israelense. Mais de 340.000 colonos israelenses vivem na Cisjordânia e 200.000 nos bairros ocupados e anexados de Jerusalém Oriental.

TAGS