PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Annan horrorizado e consternado com massacre em cidade síria de Treimsa

09:22 | 13/07/2012

GENEBRA, 13 Jul 2012 (AFP) - Kofi Annan disse que está horrorizado e consternado pelas notícias do massacre na cidade síria de Treimsa, perto de Hama (centro), e pelo "uso confirmado de armas pesadas, como artilharia, tanques e helicópteros".

O enviado internacional à Síria condenou "estas atrocidades nos termos mais fortes".

Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira em Genebra, o emissário das Nações Unidas e da Liga Árabe considerou que se trata de "uma violação do compromisso do governo de por fim ao uso de armas pesadas nos centros populacionais, e de seu compromisso com o plano de seis pontos".

"É desesperadamente urgente que parem com esta violência e estas atrocidades, e é mais importante do que nunca que os governos que possuem uma influência a exerçam de maneira mais eficaz, para garantir que a violência termine imediatamente", disse Annan.

"Diante desta nova memória do pesadelo e dos horrores aos quais os civis sírios estão submetidos", Annan falou de "combates intensos, de um número importante de vítimas e do uso confirmado de armas pesadas como artilharia, tanques e helicópteros".

O emissário confirmou que a missão de observadores da ONU na Síria está disposta a ir a Treimsa para "verificar os fatos, se e quando as circunstâncias permitirem". Para isso, pediu que a liberdade de movimento dos observadores seja respeitada.

Segundo o opositor Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), com sede no Reino Unido, tropas governamentais bombardearam na quinta-feira a localidade de Treimsa, na província de Hama (centro), utilizando tanques e helicópteros e deixando um balanço de mais de 150 mortos.

TAGS