PUBLICIDADE
Notícias

Presidente obtém vitória no primeiro turno das eleições parlamentares

Hollande precisa ter o controle da Câmara Baixa (dos deputados) para implementar cortes de gastos e a criação de taxas para enfrentar a crise do euro

08:18 | 11/06/2012

No poder há menos de um mês, o presidente da França, François Hollande, obteve uma vitória política no fim de semana. Pesquisa eleitorais apontam que seu partido, o Socialista, terá maioria no Parlamento. O primeiro turno da eleição parlamentar ocorreu no último domingo,10. O segundo turno será na próxima semana.

Hollande precisa ter o controle da Câmara Baixa (dos deputados) para implementar cortes de gastos e a criação de taxas para enfrentar a crise do euro. As pesquisas indicam ainda que houve aumento do apoio à anti-imigrante Frente Nacional.

O conjunto das legendas de esquerda, formado pelo Partido Socialista, pelos Verdes e pela Frente de Esquerda, conseguiu 47% dos votos no primeiro turno. O Partido Socialista conseguiu 29% dos votos, a União por um Movimento Popular obteve 27% e a extrema direita registrou 13,6%.

Para analistas políticos, houve não só a vitória da esquerda, como também a reafirmação do partido da extrema direita como terceira força política na França, além de um nível recorde de abstenção.

 

Agência Brasil

TAGS