PUBLICIDADE
Notícias

Paraguai: Franco diz que honrará dívidas com Itaipu

18:11 | 23/06/2012
Numa tentativa de marcar posição como novo presidente do Paraguai, o recém-empossado Federico Franco se comprometeu a honrar todas as responsabilidades com Itaipu Binacional, incluindo o pagamento de dívidas, informa a Agência Brasil. Segundo ele, uma de suas prioridade será assegurar o abastecimento de energia no país e as boas relações com o Brasil. Franco pretende nos próximos dias anunciar o nome do novo dirigente paraguaio da empresa.

Os dois países são sócios-proprietários de Itaipu, a segunda maior hidrelétrica do mundo, construída no Rio Paraná, que estabelece a fronteira entre os dois países. O Brasil consome a maior parte da energia gerada.

"Vamos assumir as dívidas, cumprir todas as responsabilidades, e fortalecer as relações com todos os nossos vizinhos latino-americanos", disse, na segunda entrevista coletiva depois de tomar posse, na noite de sexta-feira.

O questionamento de uma "dívida ilegítima" é um dos principais temas controversos entre os governos brasileiro e paraguaio. O país vizinho exige reajustes das tarifas pagas pelos brasileiros, enquanto os brasileiros citam uma dívida acumulada em 1986 e 1990. Em janeiro de 2012, a delegação paraguaia no Parlamento do Mercosul (Parlasul) advertiu sobre um suposto "agravo financeiro" em Itaipu que prejudicava o país.

TAGS