PUBLICIDADE
Notícias

OMS pede mais doações de sangue

17:02 | 14/06/2012

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu nesta quinta-feira, 14, mais doações em ocasião do Dia Mundial do Doador de Sangue.

"A cada ano, milhões de pessoas dependem da generosidade dos doadores de sangue", destacou a OMS, ressaltando que "a demanda de sangue e produtos sanguíneos aumenta em todo o mundo".

Segundo a organização, para atender a esta demanda, é necessário que "mais gente doe seu sangue voluntariamente".

De acordo com a OMS, a cada ano ocorrem em todo o mundo mais de 92 milhões de doações de sangue. A maioria dos doadores são voluntários, mas destes 30 milhões só doam sangue uma vez.

"Devemos incentivar esses doadores a voltarem e se tornarem doadores regulares", declarou o doutor Neelam Dhingra, coordenador da unidade de segurança de transfusões da OMS.

O doutor Dhingra acrescentou que há mais demanda devido ao aumento da expectativa de vida e à prolongação dos tratamentos de doenças crônicas.

Além disso, alguns produtos, como as plaquetas, só duram cinco dias, razão pela qual seus estoques precisam ser renovados continuamente.

Para qualquer intervenção cirúrgica importante é preciso uma reserva de sangue, acrescentou a OMS. Também é preciso sangue para tratar hemorragias severas que podem acontecer em um parto e que são a principal causa de morte materna no mundo.

AFP

TAGS