PUBLICIDADE
Notícias

Obama lamenta erro sobre 'campos poloneses' em carta ao presidente da Polônia

12:43 | 01/06/2012

VARSÓVIA, 1 Jun 2012 (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, lamentou seu erro ao ter utilizado a expressão "campo polonês" para designar um dos campos de concentração nazistas na Polônia ocupada, em uma carta dirigida ao presidente Bronislaw Komorowski e divulgada nesta sexta-feira à imprensa.

"Lamento este erro e admito que este momento é a oportunidade para que a geração de hoje e as gerações futuras conheçam a verdade", escreveu Obama.

O presidente afirma "ter utilizado inadvertidamente uma frase que durante anos comoveu os poloneses, e que de forma justificada a Polônia tentou combater, para eliminá-la dos discursos públicos em todo o mundo".

Obama ressaltou que "simplesmente não havia campos de concentração poloneses, os campos de Auschwitz-Birkenau, de Belzec, de Treblinka e outros na Polônia ocupada foram construídos e dirigidos pelo regime nazista".

Também lembrou o sofrimento da Polônia na Segunda Guerra Mundial, quando "os nazistas mataram seis milhões de cidadãos poloneses, entre eles três milhões de judeus poloneses".

O "erro" de Obama ocorreu em um discurso pronunciado na Casa Branca na terça-feira, em uma cerimônia em homenagem a Jan Karski, resistente polonês que foi um dos primeiros a testemunhar sobre a política de extermínio dos judeus por parte dos nazistas.

Este erro provocou uma grande comoção na Polônia, onde há anos a utilização desta expressão é combatida.

O presidente Komorowski disse receber "com satisfação" a carta de Obama na qual reconhece seu erro, cometido de forma "involuntária e sem nenhuma má intenção", afirmou o chefe de Estado polonês.

TAGS