PUBLICIDADE
Notícias

Neandertais podem ter sido os primeiros artistas rupestres

As imagens analisadas incluem discos vermelhos e o contorno de uma mão, feito com aplicação de tinta na mão e colocação sobre a parede da caverna

16:47 | 14/06/2012
NULL
NULL

Os neandertais podem ter sido os primeiros artistas das pinturas rupestres, indicou nesta quinta-feira, 14, um estudo que detalha um novo método de análise de pinturas em cavernas na Espanha e mostra que elas podem ser as mais antigas já realizadas pelo homem.

Os testes foram feitos com 50 pinturas em 11 cavernas no norte da Espanha, como descrito na revista científica americana Science, e revelam um talento que pode ter sido explorado pelo neandertal há mais de 40.000 anos.

É a primeira vez que evidências de que os neandertais produziram arte rupestre são descobertas, mas já se sabia que eles enterravam os mortos, usavam técnicas decorativas primitivas e faziam enfeites a partir de ossos, explicaram os especialistas.

"Assim, não é surpreendente que o neandertal seja o primeiro pintor rupestre da Europa," afirmou o co-autor do estudo, o arqueólogo português João Zilhão, pesquisador da Universidade de Barcelona.

As imagens analisadas incluem discos vermelhos e o contorno de uma mão, feito com aplicação de tinta na mão e colocação sobre a parede da caverna.

Uma das figuras na caverna de El Castillo data de mais de 40.800 anos atrás, o que faz dela a arte rupestre mais antiga da Europa, segundo a equipe de pesquisadores.

Enquanto ainda não se comprova se as descobertas na Espanha são realmente obra dos neandertais, outras possibilidades são estudadas, como a teoria de que elas teriam sido realizadas com a chegada do homem moderno à Europa, cuja evidência mais antiga data de 41.500 anos atrás. O neandertal desapareceu da Terra há mais de 40.000 anos.

AFP

TAGS