PUBLICIDADE
Notícias

Karzai: ataque da Otan matou 18 civis no Afeganistão

11:02 | 07/06/2012
O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, disse nesta quinta-feira que 18 pessoas que morreram no ataque da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no dia anterior, no leste do país, eram civis.

A Otan informou até agora que não possui registro de vítimas civis no ataque contra uma casa na província de Logar. A organização e as tropas afegãs buscavam um líder local do Taleban quando, segundo a Otan, elas ficaram sob fogo e pediram o ataque aéreo. "Isso é inaceitável. Não pode ser tolerado", disse Karzai, em um comunicado condenando o ataque em Logar.

Ele criticou a Otan por não ser capaz de fornecer uma explicação para as vans lotadas de corpos de mulheres e crianças que os moradores exibiram aos jornalistas. O gabinete de Karzai informou que o presidente conversou com um homem que era parente de algumas das vítimas e prometeu uma investigação completa e a responsabilização dos culpados. A Otan confirmou apenas a morte de militantes no ataque de quarta-feira, mas enviou uma equipe de avaliação para apurar as alegações de que civis foram mortos. As informações são da Associated Press.

TAGS