PUBLICIDADE
Notícias

Índia planeja medidas para ampliar exportações

12:27 | 23/06/2012
O governo da Índia planeja anunciar medidas para incentivar as exportações e aumentar as entradas de dólares com o objetivo de sustentar a economia e conter a desvalorização da rupia indiana, informou um oficial do Ministério das Finanças neste sábado.

Outra possível medida é a redução de impostos para estimular o consumo doméstico, disse o oficial, que preferiu não se identificar.

O governo indiano está sob forte pressão para agir e estancar a queda da moeda local, que nesta sexta-feira caiu a um nível recorde de 57,33 rupias por dólar.

O ministro das Finanças indiano, Pranab Mukherjee, disse hoje a repórteres em Calcutá que o governo vai anunciar medidas na segunda-feira para melhorar as "condições de mercado", segundo reportagem da agência Press Trust of India.

Analistas atribuem a desvalorização da rupia, que acumulou perdas de 21% em relação ao dólar nos últimos 12 meses, aos grandes déficits fiscal e em conta corrente da Índia, e à desaceleração do crescimento econômico e alta da inflação.

O oficial disse ainda que o governo poderá ampliar os limites para investimentos estrangeiros em títulos domésticos numa tentativa de impulsionar as entradas de dólares e dar suporte à rupia. As informações são da Dow Jones.

TAGS