PUBLICIDADE
Notícias

Ex-líder do grupo rebelde Contras morre na Nicarágua

16:19 | 02/06/2012
O ex-líder do grupo rebelde da Nicarágua conhecido como Contras, Adolfo Calero, morreu neste sábado, aos 81 anos. Segundo Ariel Montoya, presidente de uma organização local de defesa dos direitos humanos, Calero, que tinha pneumonia, morreu em um hospital na capital do país, Manágua.

Empresário e político, Calero liderou os Contras na década de 1980 e foi o responsável pela compra de armas e munição para o grupo, que era contrário o governo sandinista, apoiado por Cuba. Em 1987, ele participou de uma audiência no Congresso dos Estados Unidos sobre o escândalo Irã-Contras, que abalou a administração do presidente Ronald Reagan.

Segundo foi noticiado pela imprensa na época, importantes funcionários da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) do governo dos EUA facilitaram o tráfico de armas para um grupo do Irã, que estava sujeito a um embargo internacional, em troca da libertação de reféns norte-americanos. Posteriormente, parte do lucro obtido com a venda das armas foi usada para financiar os rebeldes anticomunistas da Nicarágua. As informações são da Dow Jones.

TAGS