PUBLICIDADE
Notícias

'Estamos aqui porque o mundo demanda mudanças', diz Dilma na Rio+20

18:22 | 20/06/2012

RIO DE JANEIRO, 20 Jun 2012 (AFP) - A presidente Dilma Rousseff pediu aos líderes mundiais reunidos na cúpula Rio%2b20 de desenvolvimento sustentável que assumam sua responsabilidade e deem "passos audazes" para atender as expectativas da população mundial, que "exige mudanças".

"Estamos reunidos no Rio de Janeiro para dar passos audazes, mostrar coragem, assumir responsabilidades; estamos aqui porque o mundo exige mudanças", disse.

"Temos plena consciência de que o futuro das próximas gerações aguarda nossas decisões", completou.

"Nossa conferência deve gerar compromissos firmes; temos que ser ambiciosos", disse a presidente, para quem "o custo da inação é maior que o das medidas necessárias".

A presidente destacou fortemente a necessidade de erradicar a pobreza e a desigualdade social no mundo, ambitos nos quais destacou o avanço do Brasil.

"A afirmação de que os seres humanos estão no centro das preocupações do desenvolvimento sustentável colocou a erradicação da pobreza como requisito indispensável", afirmou.

Dilma falou na cerimônia oficial de abertura da conferência, como anfitriã e presidente da mesma.

Um total de 86 chefes de Estado e de governo participam da cúpula do desenvolvimento sustentável da ONU no Brasil, a quarta do tipo desde 1972, chamada a lançar o caminho rumo a um desenvolvimento que respeite o meio ambiente e a luta contra a pobreza.

TAGS