PUBLICIDADE
Notícias

Cem mortos em 'massacre' na região de Hama na Síria

17:56 | 06/06/2012
BEIRUTE, 6 Jun 2012 (AFP) - Cem pessoas, incluindo mulheres e crianças, foram mortas nesta quarta-feira, 6, na região de Hama, no centro da Síria, indicou o Conselho Nacional Sírio (CNS), principal coalizão opositora, denunciando um "massacre" praticado pelas forças do governo.
"Temos uma centena de mortos nas aldeias de Al-Koubeir e de Maarzaf, entre eles vinte mulheres e vinte crianças", declarou à AFP Mohamed Sermini, um porta-voz do CNS, que acusou as forças do governo e suas milícias de estarem por trás desse "massacre".
Ele também pediu que os observadores internacionais, encarregados de supervisionar o cessar-fogo, visitem imediatamente os locais da matança.
Consultado pela AFP, o diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman, também falou de um "massacre".
Ele indicou 87 mortos, mas ressaltou que o registro não era definitivo.
"O certo é que dezenas de pessoas morreram, incluindo mulheres e crianças", acrescentou à AFP.
Segundo ele, o massacre ocorreu após bombardeios contra as duas aldeias onde milicianos penetraram em seguida, matando os moradores a tiros e com armas brancas.
No dia 25 de maio, pelo menos 108 pessoas, incluindo cinquenta crianças, morreram em um massacre em Houla, na província de Homs (centro).
Uma autoridade da ONU tinha afirmado que havia "fortes suspeitas" sobre o envolvimento dos "shabbiha", milicianos pró-regime, nesta matança, que desencadeou reações de condenação de diversos países.
O presidente Bashar al-Assad negou no domingo qualquer ligação com o massacre de Houla.
rd-sk/dm

TAGS