PUBLICIDADE
Notícias

Bandeira das Malvinas hasteada em Downing Street, 30 anos depois do conflito

15:37 | 14/06/2012
NULL
NULL
LONDRES, 14 Jun 2012 (AFP) -A bandeira das Falklands (Malvinas, para os argentinos) foi hasteada nesta quinta-feira, 14, na residência oficial do governo britânico, em Downing Street, para lembrar o 30º aniversário da vitória do Reino Unido contra a Argentina no conflito das Malvinas, um evento marcado por um desfile militar nestas ilhas ainda hoje disputadas.

A bandeira, onde figuram a Union Jack (bandeira inglesa) e uma ovelha, ondeava também nos edifícios do ministério das Relações Exteriores e do Gabinete do vice-primeiro-ministro Nick Clegg, em Londres.

"Nós hasteamos a bandeira em memória de todos aqueles que perderam suas vidas no conflito e em solidariedade aos habitantes de Falklands, que continuam a enfrentar ameaças agressivas de vizinhos do outro lado do oceano", disse um porta-voz de Downing Street, numa alusão implícita à Argentina.

Há trinta anos, em 14 de junho de 1982, a Argentina se rendeu após 74 dias de conflito nas Malvinas, região autônoma britânica na costa da Patagônia. Com a aproximação do trigésimo aniversário do conflito, que causou cerca de 900 mortes, as tensões cresceram entre Londres e Buenos Aires.

O primeiro-ministro britânico David Cameron deve discursar nesta quinta-feira à noite durante uma recepção oferecida pelo governo das Malvinas em Londres, que também contará com a participação do Chefe do Estado Maior do Exército britânico, o general David Richards. No início do dia, Cameron reiterou, em um comunicado, a "determinação" de seu governo "em apoiar o povo de Falklands", contra "ameaças agressivas", tomando cuidado para não mencionar a Argentina.

O aniversário do fim da guerra foi comemorado nesta quinta-feira em uma mistura de chuva e neve em Stanley (Puerto Argentino para os argentinos), a capital das Malvinas, com uma cerimônia religiosa na presença do secretário de Estado britânico responsável pela América Latina, Jeremy Browne.

Um desfile militar foi realizado no monumento da libertação, onde o hino nacional britânico foi tocado, de acordo com imagens transmitidas ao vivo pela BBC.

"Contanto que vocês desejem manter suas ligações com o Reino Unido, iremos proteger seus direitos", declarou Brown em um programa de rádio para os habitantes das Malvinas.

Em Nova York, a presidente da Argentina Cristina Kirchner deve reivindicar nesta quinta-feira perante a ONU a soberania de seu país sobre as Ilhas Malvinas, poucos dias depois do anuncio pelo governo das Malvinas da realização em 2013 de um referendo sobre o estatuto das ilhas.

Quinta-feira, em um anúncio publicado no jornal britânico The Guardian, ela pediu que a comunidade internacional "coloque um fim ao colonialismo" nas Malvinas.

De acordo com revelações da imprensa, Margaret Thatcher, primeira-ministra britânica na época, teria dito, algumas horas após o anúncio do cessar-fogo: "Estou aliviada. Eu serei capaz de ir para a cama à noite sem me preocupar com os terríveis Exocet (mísseis), e tenho certeza que as mães argentinas vão sentir o mesmo".

TAGS