PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Yanis Sturnaras, novo ministro das Finanças

Ligado ao campo conservador, Sturnaras foi escolhido por Samaras depois que Vasilis Rapanos - designado inicialmente para o cargo - renunciou na segunda-feira por motivos de saúde

10:03 | 26/06/2012

ATENAS, 26 Jun 2012 (AFP) - O economista e ex-banqueiro Yanis Sturnaras, 55 anos, foi nomeado nesta terça-feira como o novo ministro das Finanças da Grécia, informou o gabinente do primeiro-ministro Antonis Samaras.

"Yanis Sturnaras, professor de Economia na Universidade de Atenas e diretor do centro de pesquisa da indústria grega (Iove), é nomeado ministro das Finanças", afirma um comunicado.

Ligado ao campo conservador, Sturnaras foi escolhido por Samaras depois que Vasilis Rapanos - designado inicialmente para o cargo - renunciou na segunda-feira por motivos de saúde.

Sturnaras era até o momento ministro do Desenvolvimento do governo interino nomeado após as eleições de 6 de maio, cujos resultados não permitiram formar um Executivo.
Considerado um pró-europeu, Sturnaras dirigiu o conselho econômico do ministério das Finanças (1994-2000) e participou nas negociações preparatórias para a entrada da Grécia na Eurozona em 2001.

A impossibilidade de Rapanos de assumir o cargo e uma cirurgia urgente a que foi submetido no fim de semana o primeiro-ministro Samaras provocaram incerteza sobre o novo governo, apenas seis dias depois da formação.

TAGS