PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Vladimir Putin chega à China

Putin será recebido durante a tarde por seu homólogo chinês, Hu Jintao, e os dois chefes de Estado devem analisar a posição de seus países sobre a violência na Síria e o programa nuclear do Irã

01:04 | 05/06/2012

PEQUIM, China, 5 Jun 2012 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, chegou na manhã desta terça-feira a Pequim para uma visita de três dias visando fortalecer os laços entre Rússia e China, firmes aliados tanto no plano econômico como no plano político, inclusive sobre a questão síria.

Putin será recebido durante a tarde por seu homólogo chinês, Hu Jintao, e os dois chefes de Estado devem analisar a posição de seus países sobre a violência na Síria e o programa nuclear do Irã.

As discussões também devem se concentrar na cooperação econômica entre China e Rússia, que já é importante, especialmente no campo da energia, em particular sobre o fornecimento de gás russo à China.

O presidente russo participará na quarta e quinta-feira da Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, organização criada para enfrentar a influência dos Estados Unidos na Ásia Central.

Nesta ocasião se reunirá com o líder iraniano, Mahmud Ahmadineyad, no momento em que a tensão sobre o programa nuclear iraniano é elevada.

A Organização de Cooperação de Xangai reúne Rússia, China e as ex-repúblicas soviéticas de Cazaquistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Quirguistão. O Irã é um dos quatro países "observadores" do grupo.

TAGS