PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Panetta: ação militar contra Síria precisa de aval da ONU

As declarações de Panetta ocorrem um dia após a representante dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice, advertir sobre uma possível intervenção militar americana caso a Rússia persista em bloquear sanções firmes contra Damasco

00:46 | 01/06/2012

A bordo de avião militar, 31 Mai 2012 (AFP) - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, disse na última quinta-feira que uma eventual intervenção militar americana na Síria exigirá um aval das Nações Unidas, mas qualificou de "intolerável" a escalada da violência no país árabe.

"Não, não posso imaginar isto", disse Panetta sobre a possibilidade de uma ação militar dos EUA na Síria sem um aval da ONU.

Na mesma entrevista, o secretário de Defesa chamou de "intolerável" o derramamento de sangue na Síria observado desde o início da revolta popular contra o regime de Bashar Al Assad, e revelou que os Estados Unidos não descartam a possibilidade de empreender medidas no futuro.

"Sempre é importante para os Estados Unidos manter cada opção possível para adotar ações no futuro", disse Panetta a bordo de um avião rumo à Cingapura.

O secretário de imprensa da Defesa, George Little, destacou que Panetta rejeita qualquer ação militar unilateral e defende mais pressão diplomática e econômica contra Assad.

As declarações de Panetta ocorrem um dia após a representante dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice, advertir sobre uma possível intervenção militar americana caso a Rússia persista em bloquear sanções firmes contra Damasco.

Desde o início da revolta popular na Síria, em março de 2011, mais de 13 mil sírios morreram, a maioria civis, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

TAGS