PUBLICIDADE
Notícias

AFP - OEA convoca reunião para estudar medidas diante de crise paraguaia

12:30 | 25/06/2012

WASHINGTON, 25 Jun 2012 (AFP) - A Organização dos Estados Americanos (OEA) convocou nesta segunda-feira uma reunião extraordinária na quarta-feira para estudar eventuais medidas diante dos acontecimentos no Paraguai, depois que o Congresso destituiu Fernando Lugo da presidência.

A OEA se reunirá para debater "a situação na República do Paraguai e, caso necessário, tomará as decisões que o Conselho Permanente acordar", indicou em um comunicado.

O julgamento político sumário que destituiu Lugo na sexta-feira, alçando à presidência o então vice-presidente Federico Franco, recebeu uma forte condenação dos países do continente, muitos dos quais anunciaram que não reconhecerão o novo governo.

A OEA realizou uma primeira reunião de emergência na sexta-feira sobre os acontecimentos no Paraguai, que serviu para que os países da organização hemisférica apresentassem suas dúvidas sobre o processo político neste país.

O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, afirmou no sábado que a comunidade internacional observou um "desrespeito" ao devido processo durante a destituição de Lugo.

TAGS