PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Médico paquistanês acusado de ajudar a encontrar Bin Laden recorre da sentença

O cirurgião Shakeel Afridi foi condenado por ter lançado uma falsa campanha de vacinação em Abbottabad, cidade onde Bin Laden estava escondido com suas esposas e filhos

09:03 | 01/06/2012

PESHAWAR, Paquistão, 1 Jun 2012 (AFP) - Os advogados do médico paquistanês condenado a 33 anos de prisão em seu país por ter ajudado a CIA a encontrar Osama Bin Laden, morto em maio de 2011 por um comando americano no norte do Paquistão, recorreram nesta sexta-feira da sentença.

O cirurgião Shakeel Afridi foi condenado por ter lançado uma falsa campanha de vacinação em Abbottabad, cidade onde Bin Laden estava escondido com suas esposas e filhos, para conseguir uma amostra de DNA da família.

No dia 23 de maio, foi condenado a 33 anos de prisão em primeira instância por um tribunal tribal do distrito semiautônomo de Khyber (noroeste do Paquistão), de onde é originário.

Os tribunais tribais, competentes nas zonas tribais semiautônomas do Paquistão, proíbem a presença de um advogado. Mas qualquer recurso se torna competência de jurisdições de direito comum, com a ajuda de um advogado de defesa.

Shakeel Afridi foi condenado por traição e complô contra o Estado por seus supostos vínculos com um grupo islamita armado, o Lashkar-e-islam, e não oficialmente por seus vínculos com a CIA, uma acusação que não compete a um tribunal tribal, segundo a sentença.

"Recorremos de sua condenação e questionamos ao mesmo tempo o veredicto e as acusações", indicou Idress Kamal, responsável pela associação Peace Movement, encarregada de sua defesa.

"Todas as acusações carecem de fundamento, Shakeel Afridi não tem nenhum vínculo com Lashkar-e-Islam" afirmou.

Bin Laden morreu na madrugada de 2 de maio de 2011 quando um comando especial americano invadiu a casa em que vivia, em Abbottabad. O comando das tropas de elite chegou em um helicóptero que invadiu o espaço aéreo paquistanês, sem comunicar a operação às autoridades nacionais.

TAGS